quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Curta o curta: Tudo o que é Sólido Pode Derreter


TUDO O QUE É SÓLIDO PODE DERRETER - Curta Metragem
ANO: 2005 | DURAÇÃO: 16min | CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
ONDE ASSISTI: Porta Curtas

SINOPSE:
Débora tem 15 anos, nenhum amigo e perdeu recentemente o tio, quem ela tem impressão que era o único adulto que a entendia. Mas é na escola que ela conhece Hamlet, de Shakespeare, e divide com ele as dores e dúvidas da adolescência.

MINHAS OPINIÕES:
Eu já tinha assistido esse curta há muito tempo, mas não lembrava de muita coisa, então resolvi rever e indicar aqui pra vocês.
Bom, essa é a história de Débora que estuda em um desses colégios que ensinam uma outra língua e a respectiva cultura, então, ela começa a estudar Hamlet. A única amiga de Débora foi embora e ela precisa lidar com Carolina a atormentando o tempo inteiro.
Apesar da história falar sobre uma adolescente, a primeira vez que eu assisti o curta, aos 17 anos, achei um pouco complicado e não entendi direito do que se tratava, mas como a Débora, eu era uma adolescente um pouco sozinha, então me identifiquei.



Em 2009, a TV Cultura produziu uma série baseada no curta, que conta com a Mayara Constantino como protagonista, de novo, mas agora ela se chama Thereza. A vilã ganhou o nome de Dalila e não é tão bonita quanto deveria ser as garotas da escola que a gente não gosta, na verdade, achei que a atriz não combinou com a personagem. Várias alterações foram feitas na história, mas o mais legal é que eles tratavam sobre literatura do vestibular, então tinha O Auto da Barca do Inferno, Dom CasmurroSenhora e Macunaíma. Os episódios tão disponíveis lá no youtube e no site do CMais, o portal da TV Cultura, caso você não tenha assistido ou queira rever.



Eu gostava muito da série porque tava naquela época de vestibular, então me identificava muito com a Thereza e gostava de pegar coisas nos livros que eu não tinha entendido direito. Tanto o curta quanto a série foram escritos e dirigidos por Rafael Gomes, que você deve conhecer (mas não sabia) como o diretor do vídeo Tapa na Pantera, praticamente um clássico da internet!
Uma das coisas que eu adoro nesse curta é que a história se passa aqui em São Paulo, então mostra alguns lugares da cidade, mas não aqueles clichês, tipo Avenida Paulista, então é legal pra ver que não só de MASP vivem os curtas que se passam aqui.
A história é um pouquinho parada, mas vale a pena conhecer e prestigiar as produções nacionais, sejam elas audiovisuais ou literárias. Vale lembrar que o curta não é novo, já tem quase dez anos! Mas ainda assim é muito bem feito, tem planos bem legais e a história de sofrimento eterno de todo adolescente.

A capa que tá aí é na verdade do livro, que eu só fui descobrir depois que tinha sido lançado, porque não achei a do curta, mas a série tem também lançada em DVD.

10 comentários:

  1. Oii , gostei bastante da indicação , me interessei ainda mais pela série que a TV cultura fez baseada no filme porque esse ano eu vou fazer Vestibular , e vou tentar fazer o que você disse no post , pegar coisas do livro e ver na série , principalmente Dom Casmurro , que eu acabei de ler! É interessante ver que o cinema nacional ainda tem séries/filmes bons , acho que séries assim deveriam ser obrigatorias na escola!
    Corri pra ver todo os episódios ♥ ♥ ♥ ♥
    beijos
    Amanda
    http://entre-galaxias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você vai prestar vestibular, você vai amar, então! Eu aproveitei muito os episódios! Eu adoro quando o cinema nacional valoriza as nossas obras, como é o no caso de Tudo O Que É Sólido. Seria muito bom passar nas escolas! Quem sabe um dia, né? Depois me conta o que achou :D

      Excluir
  2. Eu fiquei bem curiosa sobre esse curta que você apresentou! Durante meu ensino médio, terminado ano passado, fui da turma de audiovisual. Produzimos um curta sobre vestibular que é bem louco, mas é uma metáfora do processo seletivo injusto que pensamos ser o vestibular. O nome dele é Nota de Corte e ele está no Youtube! Fomos até para a Mostra Geração do Festival do Rio com ele!
    Vou procurar por esse curta logo e assistir porque tô muito curiosa. E como tô fazendo vestibular para medicina (de novo, essa obsessão médica dos produtores se reflete no nosso filme), tô evitando coisas longas que me prendam como a série. Mas super gostei da indicação!
    www.balburdia-interna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada no curta de vocês! :) Em relação ao curta, pelo menos uma vez por semana eu costumo postar uma dica de curta aqui, então é bom pra dar uma relaxada, se você se interessar. :D

      Excluir
  3. nunca tinha visto falar sobre Tudo o que é Sólido Pode Derreter...achei bem interessante , e também dá pra aprender um pouco assistindo né!!
    já estou seguindo seu blog e queria que você seguisse o meu :

    www.focandonamodateen.blogspot.com

    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom pra se distrair e aprender :D acho que você vai gostar :)

      Excluir
  4. eu raramente vejo curtas-metragens, mas esta parece-me boa. acho que vou tentar ver! :) beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que os curtas não recebem tanto destaque quanto os filmes, mesmo, será que pode ser isso?
      Assiste e depois me diz o que achou! Há uns dias eu dei a dica de um outro curta suuuuuper fofo!

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse curta e da serie, mas acho que vale a pena assistir. Acho que todo mundo na adolescencia se sente um pouco sozinha, por isso é fácil se identificar com esses personagens, acho que vou ver a série.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha sala do colegial era bem unida, mas o meu grupo não gostava muito de socializar, acho que por isso eu me identificava tanto. hahah O legal da série é que tem bem mais personagens, então acabam sendo várias histórias!

      Excluir