quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Assisti: O Labirinto do Fauno


O LABIRINTO DO FAUNO (El Laberinto del Fauno)
ANO: 2006 | DURAÇÃO: 1h52min | CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
ONDE ASSISTI: DVD

SINOPSE:
Ophelia é uma menina solitária e sonhadora. Na Espanha de 1944, onde a Guerra Civil oficialmente já havia terminado, ela se muda para um acampamento militar, junto com sua mãe, onde irá conhecer seu padrasto, um temido capitão do exército. Sem muitos amigos, ela começa a passear pelos jardins da propriedade e descobre um mundo mágico.

MINHAS OPINIÕES:
Eu tinha um certo receio de ver esse filme. A primeira vez que ouvi falar dele, pensei que seria um filme de aventura, daqueles cheios de magia e que encantam a gente, sabe? Mas aí, por alguns comentários de pessoas próximas, descobri que era um filme forte e, automaticamente, fiquei com medo.
Apesar de ser um filme premiado (ganhou o Oscar de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem, e ainda foi indicado para Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora, em 2007), eu tinha medo de vê-lo porque sou do tipo que se impressiona fácil, então deixei pra lá. Recentemente fiz um curso em que o professor passou pra gente avaliar a atuação de cada personagem, e foi um pouco difícil no começo, principalmente por causa dessa mania de radialista de querer analisar os detalhes técnicos.


Me arrependi muito de não tê-lo visto antes. O filme é simplesmente incrível e tem uma história linda! Apesar de dar um pouco de medo e realmente ter cenas fortes, o enredo emociona e você vai viver grandes emoções com a Ophelia.
Ao longo do filme, comecei a sentir um pouco de raiva da garota e até acha-la um pouco burra, hahaha e aí levei uma bronca do meu professor, porque ele disse que eu estava pensando com a cabeça de 2014, e não de uma criança de 1944, em um cenário pós-Guerra e aí tá a grande interpretação da Ivana Baquero. Ophelia é uma menina doce e inocente, mas ainda assim muito corajosa e prova isso pra gente ao longo do filme.


Por não ter outras crianças e os empregados estarem ocupados com suas tarefas, Ophelia se arrisca e vai conhecer a propriedade. Ela encontra um labirinto e, uma vez se arriscando lá dentro, conhece o Fauno guardião, que lhe conta que ela é, na verdade, uma princesa fugida do submundo e sua missão é guia-la de volta para casa, mas para isso, ela precisará realizar algumas tarefas.


Simultaneamente à realização de cada missão, o conflito entre militares e rebeldes se agrava, mas Ophelia parece estar longe disso tudo e, de fato, viver em seu mundo mágico. Uma das únicas amigas de Ophelia é a criada Mercedes, uma jovem cozinheira, que lhe diz que sua avó dizia para não confiar nos faunos.


Não é um spoiler, mas o filme já começa com a Ophelia morta e se ela conseguiu retornar ao seu mundo ou não, você só descobre assistindo, e vale a pena para saber e conhecer toda a busca e as aventuras desta garotinha.
A fotografia é simplesmente incrível e eu gostei muito do filme, apesar de não gostar muito de ouvir o sotaque da Espanha... hahaha As partes de efeitos visuais são simplesmente incríveis! Desde as caracterizações dos seres fantásticos até mesmo a representação dos ferimentos dos combatentes.

Ai...

Além disso, é um filme pra pensar: não só nesta parte visual, mas principalmente na história: todo mundo já teve amigos imaginários e já acreditou na fantasia em que vivia, mas até que ponto nossas memórias são reais ou só frutos da nossa imaginação?


10 comentários:

  1. Acredita que eu não tinha ouvido falar desse filme? ONDE EU MORO? haha, gostei muito da resenha, já está aqui para que eu assista!

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUHAUA acho que por ele ser um filme espanhol, muita gente talvez não conheça. Sei lá, é um palpite! HUAHUAHUA

      Excluir
  2. AHHHHHHHHHH FINALMENTE VOLTOU! Ainda bem que você tinha dado aquele aviso dizendo o motivo da desatualização, tava ficando louca já, hahahaha. Wow, que bichos feios, hahaha. Me deu agonia ver a pele desse bicho na 4º imagem! O filme parece ser ótimo, são poucos os filmes que eu gosto e que tem criaturas que não existem, sabe? Vou tentar assistir esse, até porque fiquei MUITO curiosa com essa parte ''...e se ela conseguiu retornar ao seu mundo ou não, você só descobre assistindo...'' Enfim, amei a resenha, como seeeeempre, tudo perfeito <3

    Beijos ♥
    http://diariodasquatro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, esse bicho é o que mais dá medo! HAHAHAH Eu até tive pesadelos com ele de noite :( Eu não costumo gostar de filmes do gênero, como eu falei, eu tenho medo, mas esse é muuuito legal e a história realmente vale muuuito a pena! Você vai amar, Dressa! ♥

      Excluir
  3. Ai que bicho feio esse fauno, eu heimm!!! E esse corte da boca do cara, juro que to sentindo minha boca rachar só de ver! :/
    Muito estranho esse filme, parece real, acho que é isso que o torna um filme bom. Também não gosto de sotaque espanhol, se eu achar dublado acho que será melhor haha... Adorei a resenha, deu para sentir bem o drama (medo)! shaushuahsua

    Beijo beijo

    http://ilhadetati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã vivia falando desse filme, pensei que era só loucura normal dela. Ahahaha Mas lendo a resenha eu realmente me interessei. Quero assistir, já estou me vendo deitada no sofá com pipoca e doces para entrar nesse mundo. Obrigada pela indicação!
    Seguindo aqui Bia, beijos.
    escrevoporvicio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar no filme, mas parece ser legal! Ótima resenha ♥ Beijos

    Meu blog: karolinysantanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, passando aqui para avisar que tem post novo <3

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia, e confesso que fui com a cara desse filme rsrsr

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. amo esse filme!
    http://www.anadodia.com/

    ResponderExcluir