segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Assisti: Gatinhas e Gatões


GATINHAS E GATÕES (Sixteen Candles)
ANO: 1984 | DURAÇÃO: 1h32min | CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
ONDE ASSISTI: Netflix

SINOPSE:
Samantha havia imaginado um aniversário perfeito de 16 anos, mas, às vésperas do casamento de sua irmã mais velha, todos na sua família parecem se esquecer do seu grande dia.

MINHAS OPINIÕES:
Fala sério, não dá pra botar fé em um filme com esse nome, né? Eu sei. Tudo bem que se fosse “Dezesseis Velas”, provavelmente a gente também não daria muita bola, mas talvez fosse mais condizente com a história.
Eu acho que poucas vezes ri tanto em um filme de adolescente quanto ri nesse. A cena do casamento da Ginny, irmã da Sam, é muito divertida, seja pelo comportamento da noiva ou da família. E quem não tem uma família (ou conhece uma), dessas que enfiam sete pessoas em um carro e partem pra alguma reunião ou uma festa, e todos falam ao mesmo tempo?


O filme foi escrito e dirigido por John Hughes, o mesmo de Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado, além de fazer parte do Brat Pack, que eu já comentei aqui: aqueles filmes estrelados por um grupo de adolescente dos anos 80.
Se vocês seguiram minha dica e assistiram a Clube dos Cinco, vão notar que a parceria entre Molly Ringwald e Anthony Michael Hall se repete aqui. Ela não é exatamente a garota popular, mas não deixa de ser a adolescente mimada e a garotinha do papai, enquanto Anthony vive outro vez o nerd que nunca se quer teve contato com alguma garota.


Esteticamente, não há muitas diferenças entre este filme e Clube dos Cinco as roupas refletem a moda da época e a história se passa no colégio, em boa parte. Uma coisa que eu achei muito legal são algumas piadas feitas sobre tecnologia e que se algum filme do tipo fosse escrito hoje mas que se passasse naquela época, também faria as mesmas piadas, como quando o Ted pergunta à Sam se ela sabe o que é um disquete.


Esses filmes de adolescentes mais antigos são legais justamente pra isso, pra gente comprar e ver quanta coisa mudou nesses últimos 30 anos. (E também pra gente se assustar quando se der conta de que passaram 30 anos e quase nada mudou)
No filme, também, a Sam recebe um questionário de uma das amigas, e me lembrou muito àqueles cadernos de perguntas, sabe? Nossa, eu respondi tantos... E sempre tinha aquele medo que eles caíssem em mãos erradas.



Entre um amor não correspondido, um chato que não larga do seu pé e tendo que lidar com a família esquecendo do seu aniversário de 16 anos (lembre-se que lá nos Estados Unidos, o sweet sixteen é tipo a nossa festa de 15 anos), Sam vai crescer muito mais do que ela imaginava que teria crescido quando se olhasse no espelho. É uma boa dica pras férias!

Ah e fica aí um gostinho da cena do casamento pra vocês!

4 comentários:

  1. Esse filme parece ser engraçado e seguir a linha cômica dos outros filmes já dirigidos por John Hughes. Os que se passam nos anos 80 são os melhores que já assisti, apesar de ainda não ter assistido esse, mas tenho certeza que irei dar boas risadas.

    http://ilhadetati.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to louca pra ver os outros filmes do John Hughes, porque os poucos que assisti até agora eu gostei muuuuito! Esse filme é bem divertido, vale a pena!

      Excluir
  2. OMG Gatinhas e gatões é com uma das minhas atrizes favoritas, odoro aquele filme que ela fez, A garota do vestido rosa choque, amo mesmo.

    Participa aqui do meu sorteio.
    http://www.dicasdegarota.com/2014/01/valentines-day-giveaway.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assisti esse, mas já tá na lista porque as críticas tão muito boas! Vou ver se assisto entre essa semana e a outra :D

      Excluir