sexta-feira, 21 de junho de 2013

A polêmica protagonista de Ópera

Antes de começar o post, vamos esclarecer algumas coisas sobre a websérie:
  1. Ópera é uma websérie baseada numa fanfic (a primeira brasileira, ebaa!)
  2. A fanfic é interativa, ou seja, você pode escolher o nome dos personagens (com algumas exceções, claro)
  3. Entre os personagens fixos, existe Ivane, a menina que foi assassinada
  4. Ivane é descrita na fanfic como loira (o que sempre foi difícil pra mim, já que eu sou loira, mas deixamos isso de lado)
E aí começa a polêmica.

Estamos chegando na reta final de gravações e na reta final dos bastidores. :'( Aí, fofoqueira do jeito que sou e não aguentando guardar um segredo, hoje postei esta foto na página do facebook.


É claro que, como a Ivane é descrita a fanfic inteira como loira, você espera que essa menina misteriosa seja Ivane. Porém...
  1. Quando fomos escolher o elenco, dissemos que a cor do cabelo da protagonista seria a cor do cabelo da atriz
  2. Dificilmente uma atriz toparia pintar o cabelo pra um projeto que não conta com patrocínio (isso porque, em geral, atores têm outros projeto que dependem que a cor e o corte do cabelo permaneçam IGUAL)
  3. É mais fácil achar uma menina loira que fique bem morena do que o contrário
  4. Reclamaram essa semana na página que todo mundo era moreno
  5. Ivane não seria fofa desse jeito, vocês sabem
Então, essa menina loira é, na verdade, a PROTAGONISTA.

"Ok, Bia. Tudo bem, entendi. Mas por que ela chama Lívia? Não gostei desse nome, prefiro Ivane."

Ontem, também, eu anunciei que a Ivane vai se chamar Livia.
No primeiro vídeo, o Ópera Responde, que eu gravei junto com o Giba, anunciamos que havíamos mudado os nomes dos personagens e trazido todos pra realidade brasileira. NENHUM nome foi mantido, trocamos todos, isso porque a história original se passa na Inglaterra e a nossa adaptação acontece em São Paulo, então a gente tinha que usar nomes comuns aqui. Na hora de escolher, a gente pensou em nomes de adolescentes que conhecemos, nomes que são comuns. E, bem, Ivane não é um nome comum no Brasil. Como ela é chamada pelo protagonista de Iv a gente mudou pra Liv e aí surgiu o nome Livia. (Ou vocês preferiam que ela se chamasse Ivete?)

Por favor, tentem entender que estamos tomando cuidado com absolutamente tudo, cuidado a ponto de refilmar cena quando é preciso (e, acreditem, isso custa dinheiro e não contamos com ajuda, tudo sai do nosso bolso). A história não será 100% fiel mas as adaptações que fizemos não mudam o rumo da história, que eu acredito que é o mais importante. 

2 comentários:

  1. Eu amei o nome, e como fiel leitora de YA e livros que em 90% das vezes viram filme, entendo completamente o lado de vocês. Estou super ansiosa para saber quem é a atriz!

    ResponderExcluir
  2. Irei acompanhar lógico, mesmo que mudem algumas coisas, porque é óbvio que não conseguiram deixar tudo IGUAL. Mas mesmo assim vai ser imperdível assistir a fic../webserie...

    ResponderExcluir